sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Curiosidades

*Grandes invenções chinesas foram:
- Bússola
- Impressão
- Papel
- Pólvora
























-bússola

*A China é um país onde existem 56 etnias. O maior grupo étnico é o Han, que representa mais de 90% da população chinesa.Os outros grupos são as minorias étnicas.Eles são:
Achang, Bai, Baoan, Blang, Buyi, Cazaques, Coreanos, Dai, Daur, Deang, Dong, Dongxiang, Drung, Evenki, Gaoshan, Gelao, Han, Hani, Hezhe, Hui, Jing, Jingbo, Jino, Lahu, Li, Lisu, Luoba, manchus, Maonan, Miao, Moinba, Mongol, Mulau, Naxi, Nu, Oroqen, Pumi, Qiang, Quirquiz, Russos, Salar, Salar, Shui, Taquique, Tatar, Tibetanos, Tu, Tujia, Uigur, Uzbeque, Wa, Xibe, Yao, Yi, Yugur e Zhuang.

*Xangai é a maior cidade da China,com uma população de 17.110.000 habitantes.

-Xangai















*Alguns pais escondem suas filhas e não as declaram ao Estado, pois corre perigo de sanções ou prisão, se forem descobertos.


*A preferência pelo filho do sexo masculino na China vem do período feudal. Além de ter a responsabilidade de manter os pais na velhice, possibilitar-lhes um enterro solene, fazer as oferendas sobre os túmulos deles para as necessidades após morte, conforme a tradição confuciana, ele é o único herdeiro dos bens da família.


*A menina na China, antigamente, era destinada a se casar e não importava se ela era amada ou respeitada pelo marido, não podia haver divórcio e passava a pertencer à família do marido.

*Alguns anos atrás, a mulher era impediade de desenvolver pés normais, por meio de bandagens que lhes eram impostas desde os primeiros anos de vida. Esta prática iniciou-se nos anos da dinastia dos Tangs (618 - 907) e foi eliminada pelo regime maoísta(1949-1979). Isso era uma maneira de tirar-lhes a liberdade de movimento, de modo que a mulher ficasse praticamente presa em casa e a que não tivesse pés pequenos não era aceita como esposa.

*A China maoísta tentou libertar a mulher dessas discriminações dando-lhe os mesmos direitos políticos, econômicos e socioculturais que os homens. Atualmente, estão proibidos os casamentos arranjados, a mulher pode se divorciar e pode receber uma herança ou um salário assim como os homens.

*Mas, a preferência ligada ao sexo masculino é mais forte ,fazendo com que a lei e as conseqüências demográficas cedam diante da tradição,que ainda prefere filhos homens e desconsidera a mulher na organização familiar.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Como ocorre o controle da natalidade




























O controle da natalidade na China é feita a partir da política do filho único, onde um casal só pode ter um filho.Com isso as autoridades visam controlar o número de habitantes da China.
O problema se deve ao fato de as famílias chinesas preferem os filhos homens, já que cabe a eles a obrigação de sustentar os pais na velhice, enquanto as filhas se afastam do núcleo original ao se vincular à
família do marido.A preferência pelo sexo masculino é reforçada pela expansão
do mercado de trabalho capitalista, que proporciona uma remuneração média mais alta aos homens que às mulheres, em contraste com o nivelamento salarial implantado pelo comunismo,em decadência.
Também é comum mulheres fazerem uma seleção do sexo do bebê pelo pré-natal ou ultra-som, abortando no caso de ser uma menina ou abandonando-a logo após o parto.

Ano Natalidade* Número filhos por casal
1970 *5,9
1980 *3,2
1990 *2,4
2000 *2,0
2005 *1,7

Aspectos positivos:Segundo as autoridades, com a diminuição da população,haverá mais comida, mais riqueza,moradia e uma educação melhor para todos.

-Aspectos negativos:Com a preferência dos filhos homens, a diferença entre homens e mulheres é muito grande( cerca de 100 mulheres para 117 homens).Isso pode dificultar o casamento,e o governo pode resolver aproveitar o excedente masculino para alguma aventura militar, convencendo jovens solteiros a dar um “sentido à vida” por meio do sacrifício pela pátria.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Como funciona a política do filho único





Em 1979,com as altas taxas de natalidade na China, o regime comunista da época implantou a política do filho único, na qual havia o limite de somente um filho por casal residente das cidades e no máximo dois filhos para os casais das zonas rurais. Essa política tinha como objetivo reverter o explosivo crescimento da população.
Os casais que não seguissem essas orientações poderiam receber multas(que podem chegar aos 150 mil reminbi,o equivalente a 15,41 mil euros), diminuição do salário,perda de benefícios sociais ou até uma esterilização forçada.
Com essa política, as autoridades prevêem que a população se estabilize por volta de 2040, crescendo lentamente até alcançar aproximadamente 1,6 bilhão de habitantes.
Entretanto, a política do filho único pode trazer graves consequências para os chineses...

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Demografia


CARATERÍSTICAS
A demografia da China caracteriza-se pela grande extensão populacional, com 1.306.313.812 habitantes, a maior de todo o mundo.Entretanto, pode perder esse posto para a Índia A grande maioria se conentra no campo, vivendo em condições precárias. Já a população urbana vive razoavelmente bem.

RELIGIÃO

As principais religiões são:

- confucionismo: sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tzu(Confúcio) no século IV a.C. que valoriza a moral,a política, a pedagogia e a religião.

- taoísmo: linha de pensamento da filosofia chinesa que inclui muitas divindades,crenças preexistentes,alquimia,culto aos ancestrais e balanço entre yin(princípio passivo,feminino,noturno,escuro e frio) e yang(princípio ativo, masculino, diurno, luminoso e quente).

-budismo: religião e filosofia baseada nos ensinamentos de Siddhartha Gautama(Buda) que tem como princípios evitar o mal, fazer o bem e cultivar aprópria mente, visando o fim do ciclo de sofrimento(samsara) despertando no budista o entendimento da realidade última e felicidade plena(Nirvana).

IDIOMA

O idioma oficial é o Chinês Mandarim, que é uma língua analítica e atônica, que não tem flexão verbal e se mostra relutante aos empréstimos linguísticos.
São também falados os dialetos Wu, cantonês, Min,Iin,Xiang, Hakka, Gan, Hui e Pinghua.

CULTURA




A cultura chinesa tem tradicionalmente, uma grande reverência para com os filósofos, escritores e poetas clássicos. No entanto, os escritos deixados por muitos dos sábios clássicos, são muitas vezes pontuados de descrições irreverentes, críticas e ousadas da vida cotidiana chinesa da sua época.
A escrita chinesa é ideográfica.





































- ideogramas Chineses que significam amizade, felicidade, fortuna e prosperidade.




O chá na China é uma bebida popular,considerada uma das 7 necessidades diárias,sendo consumida regularmente e usada como medicamento e na culinária.Algumas artes marciais típicas são:Pa Kua Chang,Tai-Chi-Chuan e Kung Fu.Muitas esculturas chinesas são feitas em bronze,jade e osso,de acordo com o princípio de que a síntese entre o espírito criador e artístico e a função social e hierárquica a que estavam destinados.
A arte chinesa é dividida em cinco períodos: dinastia Shang, dinastia Qin, dnastia Han, dinastia Song e dinastia Ming.





- soldados de Terracota


































dragões chineses