sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Curiosidades

*Grandes invenções chinesas foram:
- Bússola
- Impressão
- Papel
- Pólvora
























-bússola

*A China é um país onde existem 56 etnias. O maior grupo étnico é o Han, que representa mais de 90% da população chinesa.Os outros grupos são as minorias étnicas.Eles são:
Achang, Bai, Baoan, Blang, Buyi, Cazaques, Coreanos, Dai, Daur, Deang, Dong, Dongxiang, Drung, Evenki, Gaoshan, Gelao, Han, Hani, Hezhe, Hui, Jing, Jingbo, Jino, Lahu, Li, Lisu, Luoba, manchus, Maonan, Miao, Moinba, Mongol, Mulau, Naxi, Nu, Oroqen, Pumi, Qiang, Quirquiz, Russos, Salar, Salar, Shui, Taquique, Tatar, Tibetanos, Tu, Tujia, Uigur, Uzbeque, Wa, Xibe, Yao, Yi, Yugur e Zhuang.

*Xangai é a maior cidade da China,com uma população de 17.110.000 habitantes.

-Xangai















*Alguns pais escondem suas filhas e não as declaram ao Estado, pois corre perigo de sanções ou prisão, se forem descobertos.


*A preferência pelo filho do sexo masculino na China vem do período feudal. Além de ter a responsabilidade de manter os pais na velhice, possibilitar-lhes um enterro solene, fazer as oferendas sobre os túmulos deles para as necessidades após morte, conforme a tradição confuciana, ele é o único herdeiro dos bens da família.


*A menina na China, antigamente, era destinada a se casar e não importava se ela era amada ou respeitada pelo marido, não podia haver divórcio e passava a pertencer à família do marido.

*Alguns anos atrás, a mulher era impediade de desenvolver pés normais, por meio de bandagens que lhes eram impostas desde os primeiros anos de vida. Esta prática iniciou-se nos anos da dinastia dos Tangs (618 - 907) e foi eliminada pelo regime maoísta(1949-1979). Isso era uma maneira de tirar-lhes a liberdade de movimento, de modo que a mulher ficasse praticamente presa em casa e a que não tivesse pés pequenos não era aceita como esposa.

*A China maoísta tentou libertar a mulher dessas discriminações dando-lhe os mesmos direitos políticos, econômicos e socioculturais que os homens. Atualmente, estão proibidos os casamentos arranjados, a mulher pode se divorciar e pode receber uma herança ou um salário assim como os homens.

*Mas, a preferência ligada ao sexo masculino é mais forte ,fazendo com que a lei e as conseqüências demográficas cedam diante da tradição,que ainda prefere filhos homens e desconsidera a mulher na organização familiar.

Nenhum comentário: